O Livre-Arbítrio e o Perdão: por que devemos perdoar o próximo

Por Gabriel Ribeiro

gabrielribeiro0004@gmail.com

 

Introdução

Dos ensinamentos de Cristo, o perdão é certamente o que mais se contrapõe aos ímpetos humanos. Além de ser um dos atos cristãos mais enfáticos, o ato de perdoar faz a prática Cristã parecer algo “controverso” aos não-cristãos, cujos valores jazem distantes do Cristianismo.

Entender a necessidade do perdão, requer a atenção do cristão ao conceito de “livre-arbítrio”, para que possa compreender porquê e como o Mal é favorecido nas situações em que se renuncia o perdão, já que segundo Santo Agostinho (1995), o Mal tem sua origem justamente na deficiência do livre-arbítrio.

Antes de debatermos estes dois temas, precisamos fazer algumas reflexões acerca de suas interpretações filosóficas. Diferente do livre-arbítrio, leituras que abordem a importância do perdão são relativamente escassas (ao menos do perdão sob perspectiva humana, e não num contexto teológico). Isso pode ser reflexo de uma série de fatores incômodos acerca do próprio tema; mas a verdade é que a dificuldade de se tratar do assunto (o ato de perdoar) se dá antes mesmo da escassez de textos sobre essa temática.

A dificuldade para entendermos o que significa o perdão, começa na noção pouco intuitiva do pensamento modernista, de que sofrer não é uma opção viável ao ser humano. O Homem moderno simplesmente não admite sofrer; por isso, tem dificuldade também em perdoar.

Além disso, a modernidade também divulga a concepção errônea de que homens e mulheres virtuosos (e que perdoam os erros alheios) são tidos como “fracos” e “frágeis” diante de um mundo competitivo e hostil (como se o ato de perdoar fosse um sinônimo de “fraqueza”, e somente a sociedade moderna e seu modo de vida é que fossem considerados “fortes”).

O perigo destas noções deturpadas está em assumir tais premissas como verdadeiras. O ato de ignorar a Moral Cristã na sociedade moderna é quase um impulso natural humano; e impulsos humanos devem ser silenciados no intuito de aproximar-se daquilo que é divino, visto que é Deus o dispositor de todas as virtudes:

“De fato, é evidente que aquelas virtudes que são próprias do homem, enquanto é partícipe desta cidade, não podem ser adquiridas por ele, mediante as suas capacidades naturais. Por isso não são causadas por nossos atos, mas são infundidas em nós, por um dom divino. No entanto, as virtudes que são próprias do homem enquanto é homem, ou enquanto é partícipe da cidade terrena, não excedem à faculdade da natureza humana. Por isso, o homem pode adquiri-las por suas capacidades naturais, a partir dos próprios atos, o que é evidente desta maneira” (AQUINO, 2012, apud PEREIRA, 2016, p. 14)

 

Entretanto, o homem virtuoso não deve se enganar com a falsa impressão de passividade em torno de suas ações no mundo. Ser virtuoso não significa ser “fraco”: aquele que perdoa o próximo, utiliza dos meios disponíveis para fazer o que é certo e evitar um mal eminente, no melhor controle de seus temperamentos.

Devemos entender o ato de perdoar como uma “pureza de intenções”. Nesse caso, faz-se necessário compreender a noção de “pureza de intenções” como algo diferente do conceito de “ingenuidade”, uma vez que sendo virtuoso o Homem evita tornar-se um alvo da corrupção do mundo moderno. Peterson (2018, p. 63) aborda a questão da seguinte forma:

“As pessoas ingênuas e inofensivas geralmente guiam suas percepções e ações com alguns axiomas simples: as pessoas são basicamente boas; ninguém realmente quer machucar ninguém; a ameaça (e, certamente, o uso) da força, seja física ou de qualquer outro tipo, é errada. Esses axiomas caem por terra, ou pior, na presença de indivíduos que são genuinamente maléficos. Pior significa que as crenças ingênuas podem se transformar em um convite positivo ao abuso, porque aqueles que pretendem causar dano se especializaram em atacar as pessoas que pensam exatamente assim”.

 

Uma última consideração é que, após ocorrido algum mal ou ofensa acarretados por outra pessoa, o individualismo da civilização moderna (herança do humanismo renascentista) tende a encarar o perdão como sinal de incoerência (já que o “natural”, na ótica moderna, seria retribuir o mal com o mal), uma vez que sua perspectiva é reduzida à elementos meramente humanos (GUÉNON, 1997).

Com base no que foi exp0licado até aqui, o objetivo deste pequeno ensaio será refletir um pouco sobre a necessidade que temos de praticar o perdão ao próximo, e de como o livre-arbítrio deve ser utilizado para que o ato de perdoar se torne uma realidade na vida do ser humano.

 

1. Do Livre-Arbítrio

Segundo Aquino (2015), a vontade (per se) é livre, e isto pode ser constatado de três modos: analisando as ações humanas por meio do ato, por meio do objeto e por meio da ordem ao fim.

Analisando as ações do Homem enquanto ato, percebemos que é possível ao Homem querer ou não algo, de forma que isto é inerente a qualquer estado e passível a qualquer objeto.

Analisando as ações humanas enquanto objeto, vemos que se pode escolher entre uma coisa ou outra, de maneira que estes objetos são meios, mas não o fim último da existência humana.

Finalmente, analisando ops atos humanos enquanto ordem ao fim, vemos que é possível querer o bem ou o mal. A este último, nem todo meio ou estado da natureza convém, uma vez que naquilo que se compara e assimila concretamente na vida do Homem, simplesmente não pode haver vontade natural que seja inclinada ao mal.

A partir dessas conclusões, percebemos que apesar de parecer um sinal de “liberdade”, querer o mal não pode ser liberdade ou parte dela. Ora, a liberdade é o ponto central do livre-arbítrio; para Abbagnano (2007) o livre-arbítrio está descrito como aquilo que não se encerra em uma resposta a estímulos sensoriais, mas expande-se aos motivos da razão, diferindo inclusive, da vontade, particularmente, humana. Assim sendo, não parece absurdo constatar que o livre-arbítrio, como um todo, é direcionado ao bem. Por isso, sua deficiência é geradora do mal, como referido anteriormente.

 

2. Definição de “Perdão”

Faz-se necessário compreender que o perdão difere da simples “desculpa na intenção” do agente agressor: enquanto o ato de perdoar refere-se à intenção do próximo em praticar o mal, a “desculpa de intenção” refere-se ao erro cometido pelo próximo acidentalmente. Sendo assim, a partir da consequência do mal causado, quando a vítima permite-se agir sentimentalmente em retribuição ao mal que sofreu, esse é considerado um exagero comportamental, forçando-a a retomar o que foi sentido de forma ampliada no momento da agressão. É por isso, que dá-se a essa postura o nome de ressentimento: sentir novamente o que lhe foi causado de mal (UGARTE, 2002).

O rancor é um sintoma direto da rejeição ao perdão, e termina por adoecer quem sofreu a própria ofensa (e não quem cometeu a ofensa).

O autor citado também aponta o egocentrismo como facilitador do ressentimento, uma vez que este comportamento conduz ao descontrole emocional; e apresenta o perdão como proveniente da virtude da misericórdia, portanto, suplementar ao amor.

É cabível refletir ainda, sobre a compaixão de Deus para com o Homem  individualmente, uma vez que o pecado é cometido na maioria das vezes por vontade do ser humano. Deus perdoa o ser humano, mesmo que o Homem não o mereça (e peque de forma consciente). Dessa forma, o que leva Deus a perdoar o ser humano, se este não é digno de seu perdão? Seria o perdão algo divino, ou humano?

Se o perdão for um ato de vontade, tendo em mente que a liberdade só existe plenamente no bem, somado à própria intenção da alma virtuosa (misericordiosa segundo o próprio espírito), é possível afirmar sem receios que o perdão é um ato de vontade se estiver subordinado ao espírito. Logo, sua natureza só pode ser divina. Disso, tem-se que o significado pleno do perdão é inacessível à razão humana em sua completude, e que exercer o perdão mesmo sem compreendê-lo totalmente, implica necessariamente num ato de santificar-se.

Segundo Agostinho (1995) o ato de perdoar limpa a própria alma. Isto é compreensível, já que, segundo o mesmo autor, os sentimentos desencadeados pela ofensa resultam em ódio, contrariando diretamente a lei divina. Assim sendo, o perdão parece interromper tal prolongamento de modo a caracterizar uma dádiva divina sobre o ofendido, que o aplicando sobre os erros dos outros, evita a morte da própria alma ao desejar verdadeira mudança na alma de seu próximo, tanto para sua salvação quanto para que não torne a repetir o mal causado.

Ugarte (2002) afirma que o perdão tem como consequência o cessar do rancor pelos atos ou ofensas sofridos, e, mesmo reconhecendo não se encerrarem no âmbito humano, traz uma série de motivações como o benefício a saúde, o bom relacionamento social, dentre outros.

Aqui levanta-se uma questão decisiva acerca do objetivo do ato de perdoar: é função do perdão eliminar as dores causadas pelo mal cometido? Para entendermos essa questão, será considerada a figura das pessoas que fazem do esquecimento do mal uma dificuldade para perdoar.

Se o perdão é ato de vontade subordinado ao bem, o mesmo não tem relação com o esquecimento do dano sofrido ou do sentimento de rancor gerado pelo dano, ambos independentes à vontade, cabendo apenas a Deus encerrar esses sentimentos (UGARTE, 2002).

Podemos ainda nos perguntar: como pode estar em busca do Bem, a alma que recusa o Bem com a desculpa de que existe o Mal? Tem-se, assim, que esse indivíduo sequer está aceitando a ideia de perdoar os outros (ou a si próprio!), impondo tais condições à sua adesão ao Bem.

Por outro lado, atos subjacentes ao perdão em concordância com o Bem são válidos; daí se exemplificam a punição ou advertência de um pai para com um filho, tratando- se de um ato de amor; ou a virtude da prudência em não permitir a aproximação de um assassino antes que se note sinais de transição comportamental. É válido sempre salientar que aquele que se deixa ofender é, imediatamente, cegado pelo instinto, e fica impossibilitado de discernir o que é uma hipérbole ou um legítimo senso de justiça. É por isso que é tão importante o bom controle temperamental e a petição à Deus: o perdão não visa eliminar as sequelas de um mal, mas visa evitar o avanço do Mal sobre a vida do Homem.

De um modo ou de outro, fica claro que o perdão está mais associado à relação do agredido com Deus, do que com o próprio agressor. Assim, quaisquer atos subjacentes ao perdão, discordantes com o Bem, no intuito de terceirizar a honra concedida à humanidade através dele, invalidam o próprio. Constata-se que o perdão seja a intervenção da vontade em favor do encerramento das dívidas de um mal cometido deliberadamente, a fim de interromper seus prolongamentos.

 

3. É injusto perdoar quem cometeu injustiças?

De acordo com Platão (2016), o conceito de justiça recai sobre a ação segundo a própria natureza. Ela é o alicerce que permite à sociedade desempenhar seus afazeres adequadamente, sem que haja intromissão

Perdoar o próximo é um ato de coragem e de força, e não uma “fraqueza”, como a filosofia moderna muitas vezes interpreta.

de outrem, posto que cada um cumpre o papel que lhe foi dado. Note que todo ser humano é passível de perdão, não por merecimento, mas pela divina misericórdia, dado que Deus contempla a miséria humana, a toma como sua, mas não se apieda (em sentido melancólico); ao invés disso, a faz cessar (AQUINO, 2009); esta mesma misericórdia da qual nenhum ser humano haveria de negar ao próximo (por mais dificultoso que seja) ou privar-se a si mesmo (ao não exercer o perdão).

Portanto, uma vez que a mácula do pecado ou da injustiça não confere nova natureza ao ser humano, tem-se que a possibilidade do perdão é evidenciada, justamente, mesmo a quem tenha cometido injustiça. Além disso, estando a alma de quem tenha sido injustiçado inclinada àquilo que é divino, segundo a porção que lhe foi cedida, torna-se um dever e uma honra conceder tal perdão: “Sede misericordiosos, como também vosso Pai Celeste é misericordioso” (LUCAS 6, 36)

Com o que foi dito anteriormente, constata-se perfeitamente possível conceder o perdão visando a salvação da alma alheia e a própria, quantas vezes forem necessárias; tomando todas as medidas cabíveis relativas à integridade e segurança própria e de terceiros, ansiando sempre o Bem e aproximação com o perdoado. Fato é que ninguém deseja o sofrimento para si, pois “os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 CORÍNTIOS 5,15).

Por fim, quando temos dificuldade em enxergar santidade no próximo, devemos nos recompor segundo finalidade de nosso ser, pedindo a Deus motivação em atender seu chamado espiritual. É aqui que as práticas espirituais ganham tanta importância…pois a prática religiosa através da Santa Doutrina Católica guiam o Homem a se fortalecer para perdoar o próximo (comprovando que perdoar o próximo é na verdade, um ato de força, e não de fraqueza).

Essa é a maneira de proceder perante a ofensa sofrida, a violência, a hostilidade, a injustiça e, enfim, toda a maldade existente: enxergando-a do exato modo como são, sem nada lhes acrescentar. Com a sobriedade do realismo, e em posse da verdade, se faz concebível o perdão.

“(…) Não podemos distorcer, não podemos desculpar, não podemos ignorar. Vemos o mal de frente e chamamo-lo pelo seu nome. Só as pessoas realistas podem perdoar” (SMEDES, 1999, p. 184, apud UGARTE, 2002, p. 53)

 

REFERÊNCIAS

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. p. 78. 5 ed. Martins Fontes. São Paulo, Brasil: 2007

AGOSTINHO, S. O Livre Arbítrio. p.142. 2 ed. Paulus, São Paulo: 1995

AQUINO, Tomás de. O Apetite do Bem e a Vontade. p.93. São Paulo: Edipro, 2015.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. Vol I. p. 434. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2009

GUÉNON, René. A Crise do mundo moderno. Editorial Veja. Lisboa, Portugal: 1977

PEREIRA, Fabiana de Mello. As Virtudes Cardeais em Tomás de Aquino. Niterói, Rio de Janeiro: 2016.

PETERSON, Jordan B. 12 Regras para a vida: um antídoto para o caos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

PLATÃO. A República. Ed. Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

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