FAQ Tira-dúvidas

Não.

A Societas Hermetica Salomonica não é uma Ordem Iniciática, e não realiza iniciações ou cerimônias (como as Ordens esotéricas modernas).

De forma nenhuma.

A Societas Hermetica Salomonica é uma instituição Cristã, que oferece auxílio aos buscadores que desejam estudar a Sagrada Tradição. Nosso trabalho é pautado na Doutrina e na Metafísica do Catolicismo.

A Societas Hermetica Salomonica tem como principal objetivo divulgar a Sagrada Tradição Cristã defendida nos pressupostos filosóficos e teológicos do Catolicismo. Também oferecemos Direção Espiritual aos estudantes que estejam precisando de auxílio em suas jornadas. 

Sim.

A Societas Hermetica Salomonica oferece palestras públicas e cursos relacionados à Metafísica e à Doutrina Católica. Oferecemos também conteúdos abertos ao público através de nosso blog Arte Magna, onde abordamos temas alinhados à Santa Doutrina Cristã nos campos da Filosofia, Teologia, História, Moral e Mística Católicas.

É o processo de orientação e acompanhamento que todo buscador precisa receber em sua caminhada espiritual. Essa orientação passa pela construção de uma relação de confiança entre um diretor espiritual (o orientador) e um dirigido (o estudante), já que a Direção Espiritual é um processo de “iluminar, acompanhar, alimentar, e especialmente respeitar, apoiando o dirigido no processo das suas relações e respostas com Deus” (MIRANDA, 2009, p.17).

Nossa Direção Espiritual consiste em um processo individualizado de orientação e acompanhamento de estudos e práticas espirituais alinhados à Metafísica Católica. Durante o processo de orientação, o diretor espiritual indica ao estudante fontes de estudo teórico (leitura), e elementos práticos (técnicas e exercícios espirituais), que serão acompanhados de forma contínua, através da construção de uma relação fraternal entre o orientador e o orientando.

Os estudos indicados em nossa Direção Espiritual se dividem em 2 tipos:

a) Os estudos de natureza prática, ligados às 3 Arte do “Trivium Hermético” (Astrologia Tradicional, Alquimia Laboratorial e Teurgia);

b) Os estudos de natureza filosófica, ligados à Metafísica do Catolicismo  (Filosofia, Teologia, História, Moral e Mística).

Não.

Não cobramos nenhuma taxa pelas atividades que realizamos, e nem mesmo pela orientação oferecida em nossa na instituição. Todavia, aceitamos doações em qualquer valor, se a consciência de cada um assim o indicar.

Não.

A Direção Espiritual da Societas Hermetica Salomonica não visa gerar apenas acúmulo de conhecimento teórico, mas visa acima de tudo, fornecer um amadurecimento espiritual na vida do buscador. Por esse motivo, o estudante que adere à nossa Direção Espiritual deve vivenciar a prática da Doutrina Católica em seu dia-dia.

Os buscadores que desejam participar de nossa Direção Espiritual precisam ser aprovados em nosso Processo Seletivo. A oferta de vagas para orientação em nossa Instituição está sempre sujeita à disponibilidade de diretores espirituais, e à quantidade de vagas disponibilizadas por cada diretor ao público interessado.

Não necessariamente.

Porém, nosso método de trabalho é melhor compreendido por aqueles que são Católicos, ou que pelo menos estejam dispostos a se aprofundar de maneira sincera na Teologia do Catolicismo. Estudantes que possuam discordâncias com a doutrina Católica, ou que sejam adeptos de filosofias anti-cristãs (especialmente correntes esotéricas modernas) terão dificuldade em se adaptar ao método de trabalho da Societas Hermetica Salomonica, já que “ainda terão o coração duro, por estarem afastados da justiça” (Is, 46, 12).

Não.

Estudantes que sejam membros de Ordens Iniciáticas ou que participem de filosofias esotéricas modernas (maçonaria, Ordens rosacruzes, Wicca, Teosofia de Blavatsky, Ordens gnósticas, etc.) não serão aceitos em nossa Direção Espiritual. Essa decisão pode parecer autoritária, mas busca proteger os próprios estudantes, pois não é possível manter estudos em instituições espirituais com filosofias antagônicas (o que geraria choques de conceitos que deixariam o buscador ainda mais confuso).

Aconselhamos os estudantes que gostaram de nossa Instituição, mas que ainda participam de Ordens Iniciáticas, que reflitam sobre sua jornada espiritual e peçam a Deus Todo-Poderoso sabedoria e discernimento para tomar uma decisão frutífera em sua vida…já que “não se pode servir a dois senhores” (Mt, 6, 24).