Processo Seletivo para Direção Espiritual

Apesar de não sermos uma Ordem Iniciática (e de não oferecermos nenhum tipo de “iniciação” em nosso trabalho espiritual), a direção espiritual oferecida pela Societas Hermetica Salomonica requer a participação dos interessados num breve processo seletivo. Essa seleção é feita primordialmente com os seguintes objetivos:

1º) Avaliar o grau de afinidade dos interessados em nossa direção espiritual, com os princípios espirituais trabalhados em nossa Instituição;

2º) Evitar desistências repentinas dos candidatos aprovados em nosso processo seletivo (seja por decepção do estudante ou por falta de comprometimento dele).

O processo seletivo para a direção espiritual oferecida na Societas Hermetica Salomonica consta de três etapas, a saber:

1ª Etapa: Confirmação de interesse

A primeira etapa de nosso processo seletivo consiste na comunicação inicial feita pelo candidato. Nessa comunicação, o interessado deve enviar um email formal à nossa Instituição, através do endereço societassalomonica@yahoo.com

Esse email deve conter as seguintes informações:

a) As motivações do candidato ao solicitar ingresso em nossa direção espiritual (o estudante está precisando de ajuda em sua jornada espiritual?);

b) As intenções do candidato após receber nossa orientação (o que o estudante espera obter de nossa Direção Espiritual?).

O email de contato será então avaliado pela Societas Hermetica Salomonica: se aceito (e se houverem vagas disponíveis de orientação), o candidato será contactado por nós, quando será encaminhado para a 2ª Etapa do processo seletivo (Entrevista).


2ª Etapa: Entrevista

A segunda etapa de nossa seleção consiste numa breve entrevista com o candidato (feita por um dos membros da Societas Hermetica Salomonica). Essa entrevista (agendada em comum acordo com o estudante) é de extrema importância para a avaliação do perfil do candidato.

Esta etapa consta de um levantamento de informações sobre o candidato, onde tentaremos entender um pouco de sua história de vida, suas experiências espirituais prévias e suas principais motivações filosóficas. Assim, avaliaremos o grau de afinidade do candidato à proposta de trabalho de nossa Instituição, evitando futuras decepções, desistências ou choques de interesse que possam ocorrer.

Após a realização da entrevista, os candidatos serão informados (por email) do resultado desta etapa: se aprovados, serão guiados à última fase de nosso processo seletivo (Curso de Introdução à Tradição Espiritual Ocidental).


3ª Etapa: Curso de Introdução à Tradição Espiritual Ocidental

Os candidatos aprovados na Entrevista, deverão fazer o Curso de Introdução à Tradição Espiritual Ocidental. Esse curso é composto de cinco pequenas cartas de estudo, que são enviadas de maneira privada ao estudante, e abordam questões específicas trabalhadas em nossa direção espiritual.

Cada carta possui questões de reflexão que devem ser respondidas e enviadas por email pelos candidatos à Societas Hermetica Salomonica. Essas respostas serão corrigidas, sendo então atribuída uma nota ao estudante em cada carta do curso.

É importante lembrar que o envio das respostas das cartas deve ser feito de forma individual (carta por carta), e nunca de forma junta (um só email com as respostas das cinco cartas). O estudo dos conteúdos contidos em cada carta requer reflexão e aprofundamento por parte do estudante; por isso, o acompanhamento dado por nós ao candidato ao longo do curso é feito sempre de forma gradativa e sequenciada.

Não há um prazo definido para a realização do curso: cada candidato pode ler as cartas e enviar suas respostas no prazo que considerar necessário à seu entendimento.

Ao fim do curso, o estudante deverá obter uma média de aprovação igual ou superior a sete (7,0), somando-se suas notas de desempenho em cada carta. É importante frisar que o curso não dá direito à certificação.

A aprovação no Curso de Introdução à Tradição Espiritual Ocidental dará ao candidato o direito de iniciar sua direção espiritual conosco, passando a ser orientado por um de nossos diretores espirituais.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram