Relação Entre o Diretor Espiritual e o Dirigido

A direção espiritual oferecida pela Societas Hermetica Salomonica estabelece a construção de uma relação madura entre o diretor espiritual (o orientador) e o estudante (o orientando). Sem essa maturidade, todo o processo de orientação ficará prejudicado e estará fadado ao fracasso.

De uma forma geral, a relação entre o diretor espiritual e o estudante deve ser mantida a partir da construção de um vínculo de respeito entre ambas as partes. Isso significa que o diretor espiritual e o estudante não serão necessariamente “amigos”: serão antes de tudo irmãos de caminhada, que irão realizar um trabalho espiritual conjunto, cada um com um objetivo distinto: o estudante procurará se alinhar e se aprofundar à Tradição; e o diretor espiritual irá auxiliar o estudante a obter sua própria salvação (MIRANDA, 2009).

É comum que muitos processos de direção espiritual tornem-se sem efeito quando as relações entre orientador e orientando caem num grau de intimidade que prejudica o trabalho espiritual realizados por ambos. A direção espiritual deve ser encarada pelos dois lados exatamente como um trabalho: um trabalho coletivo onde o diretor espiritual e o estudante tem compromissos e obrigações, e em que o sucesso depende da dedicação de ambos.

Todavia, apesar da relação mantida entre o diretor espiritual e o estudante pautar-se no respeito e no comprometimento, nada impede que entre os dois construa-se também um vínculo de amizade e admiração. Na verdade, é comum que o orientando admire seu orientador, e enxergue nele qualidades que ele próprio (estudante) não possui. E é por isso que a direção espiritual oferecida pela Societas Hermetica Salomonica preza também pela autonomia do estudante; assim, nossa direção espiritual não tem uma duração ilimitada; ao contrário: procuramos  conduzir essa orientação até o momento em que o próprio diretor espiritual enxergue no estudante uma maturidade espiritual suficiente para que possa conduzir sua jornada espiritual de maneira autônoma.

Não há uma data fixa para o encerramento das direções espirituais: apenas o diretor espiritual é capaz de dizer a seus orientandos quando eles estão aptos a seguirem suas jornadas espirituais sozinhos (o que pode acontecer em meses ou anos). Porém, a Societas Hermetica Salomonica deixa claro a todos os buscadores, que nossa direção espiritual não é um processo permanente, pois nosso objetivo não é criar uma dependência do estudante para com seu orientador. Procuramos sim auxiliar os buscadores a caminharem “com suas próprias pernas”, tornando-os maduros e responsáveis e entendendo a importância de sua dedicação no trabalho com a espiritualidade tradicional ocidental (RICARDO, 2013)