O Que é Direção Espiritual?

Chama-se “direção espiritual” ao processo que todo buscador precisa se submeter em seus estudos sobre a espiritualidade ocidental (MIRANDA, 2009). Esse processo constitui-se na construção de uma relação fraternal (mas formal) entre um orientador (o diretor espiritual) e um orientando (o estudante).
 
O estudo da Tradição Espiritual do Ocidente é amplo, e requer esforço, dedicação e paciência por parte dos interessados. Dessa forma, é comum que nem sempre os estudantes tenham maturidade suficiente para realizarem esse estudo sozinho, uma vez que precisarão ter acesso a textos específicos sobre determinadas questões espirituais, filosóficas e teológicas, além de necessitarem também de orientação individual (escuta a suas dúvidas e problemas) e indicação de exercícios e práticas espirituais que solidifiquem os estudos que está realizando.
 
Por ter uma base iluminista (e alheia à Religião), o Esoterismo Moderno rejeita completamente a noção de direção espiritual, considerando-a uma forma de “tutoria” desnecessária, já que na visão moderna o ser humano deve ser livre para buscar aquilo que mais lhe dê satisfação. Por conta disso, é comum que as Ordens Iniciáticas modernas deixem o estudante “livre”: na prática, o estudante de sistemas esotéricos modernos caminha “solto” e de forma solitária, com pouco ou quase nenhum acompanhamento em sua espiritualidade, e fazendo pesquisas de fontes de leitura e exercícios espirituais por conta própria. Isso acentua a ênfase da modernidade na criação de uma espiritualidade egoísta e antropocêntrica, centrada apenas nos desejos mais urgentes do Homem, e esvaziada de caráter sobrenatural (RICARDO, 2013).
 
Na Societas Hermetica Salomonica, a relação mantida entre o diretor espiritual e o orientando segue os ditames da ética cristã: assim, o estudante estará sempre consciente de que apesar de sua dedicação ter importância primordial em seu avanço espiritual, sozinho ele nem sempre conseguirá alcançar as metas que deseja, pois seu sucesso dependerá de fatores que algumas vezes estão além de seu conhecimento. Por isso, a figura do diretor espiritual é sempre uma constante àqueles que realizam direção espiritual em nossa Instituição.
 
A direção espiritual oferecida pela Societas Hermetica Salomonica baseia suas premissas em estudos teológicos e filosóficos sobre o Judaico-Cristianismo, tendo a Metafísica católica como grande pilar dos estudos realizados com nossos orientandos. Assim, é a partir da Teologia do Catolicismo, que os buscadores que chegam até nós são orientados, buscando se aprofundar num estudo aprofundado da Filosofia católica e das influências mútuas estabelecidas entre os diversos pilares culturais da Tradição Ocidental.